O PROBLEMA DA SAUDE DOS JOVENS
A INCUBAÇÃO
A incubação é um processo complexo que, a partir de um embrião, dá origem a um passarinho (pinto), que vai partir a casca e eclodir. Este periodo tem a duração de 13 dias no canário e pode conduzir a 2 tipos de problema: os ovos claros e a morte embrionária.

OS OVOS CLAROS
Os ovos claros são ovos não fecundados, aparecem com frequência no inicio da postura e tal facto fica-se a dever a um atraso dos machos na entrada em período fértil e um consequente atraso na fecundação das fêmeas, que entretanto iniciaram a postura.

Em determinados casais, este problema poderá ser originado pela de um das aves. Aúnica forma de detectar o resposável é o acasalamento alternado de cada uma das aves, com outro par.
Por outro lado, não devemos esquecer que a carência em vitamina E, origina uma forte redução da taxa de eclosão e ou a esterilidade das aves. Assim, é recomendavel a suplementação com floraferol na dose de 8 gotas por cada 60ml. de água de bebida, 2 dias por semana, nas 3 semanas que antecedem e durante toda a estação reprodutiva.Este tratamento permite ainda compensar, algum problema de origem alimentar.

A MORTE EMBRIONÁRIA
A morte embrionária, pode ocorrer em diversos estádios da incubação, esta falta de vitalidade fetal, pode ser imputada a carências dos reprodutores.

De facto e como já indicado quando falámos de minerais e oligoelentos, uma fêmea que no inicio da época pôe ovos que eclodem bem, poderá a partir do meio da mesma, começar a pôr ovos que eclodem de forma imperfeita ou nem mesmo eclodem.Este facto é normalmente consequência do esgotamento das reservas orgânicas de diversas substancias essenciais á vitalidade do embrião.

A administração de (floracal)na posologia de 5 gotas por cada 60ml. de água de bebida, uma vez por semana, resolve de forma simples este problema.

Esta morte embrionária pode ser igualmente o resultado de uma infcção microbiana ao nível do ninho, conspurcado por fezes ou outras substancias.

AS CONDIÇÔES DE INCUBAÇÃO
Inicialmentee por instinto,os pais asseguram a incubação de forma correcta se bem que eles não possam corrigir condiçôes extremas e defeituosas.

Devido ao facto de ser porosa, a casca do ovo permite trocas gasosas com o meio extrior (água e vapor de água), se o ambiente estiver muito seco e a temperatura elevada, poderá ocorrer desidratação do ovo.Que leva á morte o embrião.

Os pais devem banhar-se de forma a assegurar a humidade necessária.
Se o ambiente é muito seco é igualmente desejável puverizaçôes sobre os ninhos,2 a 4 vezes por dia.